sábado, 3 de agosto de 2019

CARTA AS SETE IGREJAS DA ÁSIA - ÉFESO

A CIDADE DE ÉFESO: Tratava-se da maior metrópole da Ásia com 250.000 habitantes. Uma cidade portuária que recebia pessoas de todos os cantos se enriquecendo com o comércio. Possuía independência administrativa sem a pressão de Roma. Em seu seio havia um templo dedicado a deusa Diana/ Artemis e o misticismo era uma prática comum através de amuletos.

A IGREJA DE ÉFESO: Fundada pelo Apóstolo Paulo em sua Segunda Viagem Missionária (At 18.19), Paulo ficou um período de dois a três anos e com o tempo toda Ásia Menor foi alcançada pelo Evangelho (At 19.10; 20.31). Paulo trouxe prejuízo aos fabricantes de ídolos, principalmente Demétrio, o que resultou num motim que levou o apóstolo a se retirar de lá (At 19.21-40). Após isso ele se encontra com os líderes da igreja em Mileto e se despede deles (At 20.16-18). Esta igreja ainda foi pastoreada por Timóteo, Tíquico e acredita-se que até João e teve bons obreiros como Áquila e Priscila (At 18.27).
ESTRUTURA DA CARTA:
v.1 “Ao anjo da igreja...” A maioria dos estudiosos acredita que trata-se dos pastores desta (e das outras) igrejas. Não há como ser anjos protetores, pois a carta contém advertências.
v.1 “Aquele que tem... sete estrelas...no meio dos sete castiçais” Nada está oculto de Deus. Ele sustenta os líderes e está no meio de suas igrejas fiscalizando, advertindo, julgando e abençoando os fiéis (Ap 3.7)
v. 2 “Eu sei as tuas obras...paciência” Éfeso ainda era rica em obras. Cristo falou desta característica (Ap 2.2). Porém, já não praticava as obras que a haviam distinguido no início da fé: o amor que santificara ao Senhor Jesus. A igreja em Éfeso era rica em obras e pobre em amor. Não há obra tão elevada como amar a Deus (Dt 6.5)
v 2,3 “...e que não podes sofrer os maus... não te cansastes” Os efésios possuíam uma sólida base doutrinária. Tiveram como pastor, durante uns três anos, o maior teólogo do Cristianismo (At 20.31). Paulo lhe expôs todo o conselho de Deus (At 20.27). Além da epístola que o apóstolo lhes enviou (Ef 1.1-5). Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de Deus, possuíam obreiros de comprovada excelência, o que os fez combater os hereges.
v.4 “Tenho porém contra ti... primeiro amor” Este era o problema daquela promissora igreja. Em sua epístola ele parabenizou o amor dos irmãos (Ef 1.15), porém aquela geração de princípios havia morrido. A nova geração era muito ocupada. Este primeiro amor fala do primeiro, intenso e profundo amor dos efésios por Cristo e sua Palavra. Conhecer a sã doutrina, praticar atos religiosos e ações sociais nada são senão tiver amor a Cristo e a sua Palavra (1Co 13).
v. 5 “Lembra-te, pois de onde caíste...” Cristo dá uma chance, mas a atitude deve ser de nós “lembra-te”, “arrepende-te”, “pratica as primeiras obras”. Três atitudes para o retorno a comunhão com Deus. A Bíblia exorta-nos a lembrar-nos de Deus, porque Ele jamais se esquece de nós (Ec 12.1; Is 44.21; 49.15). Nós corremos o risco de esquecer-nos daquEle que se esquece somente de nossos pecados (Hb 8.12).
v. 5 “...pratica as primeiras obras...” De nada serviria sucesso em suas segundas obras se as primeiras foram abandonadas. Nada para Deus prossegue após o abandono do amor. Se não devotarmos a Cristo o primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua volta? Talvez, o anjo de Éfeso não esperasse o retorno do Senhor. O ativismo acabara por matar-lhe o primeiro e o segundo amor. Era-lhe urgente, pois, não somente amar a Cristo como antes, como também a Sua vinda como nunca.
v. 5 “...brevemente virei a ti...” Como noiva de Cristo devemos almejar por sua vinda assim como Paulo (2 Tm 4.8). Você realmente ama a vinda de Cristo? Em breve Ele voltará. Amém. Ora vem Senhor Jesus!
v. 6 “...aborreces as obras dos nicolaítas...” Possivelmente propagadores dos ensinamentos de Balaão que eram obras e se tornaram em doutrina (v.15). Acredita-se que se chamavam baalamitas. Ensinavam a imoralidade sexual como prática livre e que não afetaria em nossa espiritualidade. Os efésios combatiam tais heresias e Cristo a elogia por isso através de João. Era uma igreja que defendia a verdade e não a negociava.
v. 7 “Quem tem ouvidos ouça” Muitos tem ouvidos, mas não ouvem (2 Tm 4.3). Urge a necessidade de atentarmos para a Mensagem do Espírito a sua Igreja.
v. 7 “Ao que vencer...” Só venceremos se crermos em Cristo e permanecermos em seus propósitos. O Vencedor é aquele que treinou, competiu, venceu etapas e chegou ao fim da jornada. Ele não ouve o que dizem, mas ao que o Espírito diz. A todas as igrejas está reservada a recompensa aos vencedores. Dentre elas: a benção de comer da árvore da vida (Maná puro e santo, o que torna o homem eterno), não sofrer dano da segunda morte v. 11 (vida eterna) e receberá do maná escondido e um novo nome no céu v.17 (nova natureza e comemoração nas Bodas do Cordeiro), autoridade sobre as nações v.26, seu nome não será removido do livro da vida (3.5), será honrado diante de Deus e dos anjos (3.5), permanecerá com Deus em Seu templo e terá o Seu nome e da Nova Jerusalém (3.12) e será para sempre filho de Deus (21.7).

Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...