Para
entender este assunto primeiramente precisamos entender o sentido de cada um
deles. O batismo por imersão, por exemplo, é aquele onde o batizando é imerso, ou
seja, mergulhado nas águas. Aspersão pelo contrário somente a cabeça do
batizando é molhada. Existe também a ablução onde o batizando toma literalmente
um banho, mas não me aterei a este.
Independentemente
da forma como é novo realizado percebemos que a água está presente representando
a purificação. Por mais incrível que pareça o ato do batismo é mais simbólico,
pois para Deus a transformação já ocorreu dentro do coração do novo convertido,
onde a partir daí ele deseja publicamente (Colossenses 2.11,12) declarar tal
ação, declarando o sepultamento do velho homem para o nascimento de um novo
homem e fazer parte do corpo de membros da igreja. Trata-se de uma representação
externa de uma mudança interna
Agora
eis a questão. Muitas igrejas quando recebem membros oriundos de outras denominações
optam pelo rebatismo (batizar novamente), anulando o primeiro (considerado
errado) e adotando o seu, tido como verdadeiro.
Diante
de tal ação penso se tratar de uma falta de real conhecimento bíblico sobre o tema,
pois a ordem de Cristo não foi para imergir ou aspergir, a ordem foi clara:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19)
Aqui está o cerne da questão não é
imersão ou aspersão. A ordem do batismo é que ele seja feito “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo.”
Mesmo
crendo no batismo por imersão, tendo Cristo como exemplo. Vejo que Ele não
entrou na água para receber uma pouco de água sobre a cabeça, mas para seguir a
liturgia, ser submerso. A própria palavra batismo na língua grega (idioma em
que o Novo Testamento foi escrito), significa: imergir, afundar, mergulhar.
Pastor
o que eu faço caso eu receba um membro de outra denominação que foi batizado de
modo oposto a minha?
Simples.
Pergunte se ele foi batizado segundo a regra bíblica: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Os
apóstolos de Cristo batizavam em nome de Jesus apenas (Atos 2.38, Atos 8.16,
Atos 9.5), o que também não pode ser considerado errado, pois Cristo é a
representação da trindade entre os homens. Ao se batizar em nome dEle batizamos
na representação da Trindade Divina.
Se
se o recém-chegado a sua igreja foi batizado nesses casos e teve água considere-o
batizado.
Muitos
que adotam o batismo por imersão aceitam também o por aspersão, porém em casos
especiais como doenças onde a pessoa se encontra impossibilitada de se locomover,
mas tem o desejo de se batizar.
Creio
que se for completamente errado não deveria ser aceito em caso nenhum.
O
batismo é uma ordem divina que representa arrependimento e o desejo de uma nova
natureza em Cristo, também chamado de Novo Nascimento:
“Arrependei-vos, e
cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos
vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38)
Por esta razão
grande parte dos protestantes não batizam crianças, por entenderem que o
batismo visa o arrependimento e como a criança é inocente, não há dívida a ser
paga, pois pecados não foram cometidos.
Deus vos abençoe
ricamente!
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