segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

BATISMO EM ÁGUAS: IMERSÃO OU ASPERSÃO? EIS A QUESTÃO


     
            Este tem sido um dos assuntos que tem gerado grandes polêmicas e dividido algumas denominações protestantes ao longo dos anos.
Para entender este assunto primeiramente precisamos entender o sentido de cada um deles. O batismo por imersão, por exemplo, é aquele onde o batizando é imerso, ou seja, mergulhado nas águas. Aspersão pelo contrário somente a cabeça do batizando é molhada. Existe também a ablução onde o batizando toma literalmente um banho, mas não me aterei a este.
Independentemente da forma como é novo realizado percebemos que a água está presente representando a purificação. Por mais incrível que pareça o ato do batismo é mais simbólico, pois para Deus a transformação já ocorreu dentro do coração do novo convertido, onde a partir daí ele deseja publicamente (Colossenses 2.11,12) declarar tal ação, declarando o sepultamento do velho homem para o nascimento de um novo homem e fazer parte do corpo de membros da igreja. Trata-se de uma representação externa de uma mudança interna
Agora eis a questão. Muitas igrejas quando recebem membros oriundos de outras denominações optam pelo rebatismo (batizar novamente), anulando o primeiro (considerado errado) e adotando o seu, tido como verdadeiro.
Diante de tal ação penso se tratar de uma falta de real conhecimento bíblico sobre o tema, pois a ordem de Cristo não foi para imergir ou aspergir, a ordem foi clara:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19)
            Aqui está o cerne da questão não é imersão ou aspersão. A ordem do batismo é que ele seja feito “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Mesmo crendo no batismo por imersão, tendo Cristo como exemplo. Vejo que Ele não entrou na água para receber uma pouco de água sobre a cabeça, mas para seguir a liturgia, ser submerso. A própria palavra batismo na língua grega (idioma em que o Novo Testamento foi escrito), significa: imergir, afundar, mergulhar.
Pastor o que eu faço caso eu receba um membro de outra denominação que foi batizado de modo oposto a minha?
Simples. Pergunte se ele foi batizado segundo a regra bíblica: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Os apóstolos de Cristo batizavam em nome de Jesus apenas (Atos 2.38, Atos 8.16, Atos 9.5), o que também não pode ser considerado errado, pois Cristo é a representação da trindade entre os homens. Ao se batizar em nome dEle batizamos na representação da Trindade Divina.
Se se o recém-chegado a sua igreja foi batizado nesses casos e teve água considere-o batizado.
Muitos que adotam o batismo por imersão aceitam também o por aspersão, porém em casos especiais como doenças onde a pessoa se encontra impossibilitada de se locomover, mas tem o desejo de se batizar.
Creio que se for completamente errado não deveria ser aceito em caso nenhum.
O batismo é uma ordem divina que representa arrependimento e o desejo de uma nova natureza em Cristo, também chamado de Novo Nascimento:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38)

Por esta razão grande parte dos protestantes não batizam crianças, por entenderem que o batismo visa o arrependimento e como a criança é inocente, não há dívida a ser paga, pois pecados não foram cometidos.
Deus vos abençoe ricamente!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...