segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A importância da oração perseverante


         
        Os Evangelhos relatam um episódio ocorrido no ministério de Cristo envolvendo um chefe da sinagoga chamado Jairo. Este aflito homem, ao se deparar com o caos dentro do seu lar, através de uma enfermidade que deixara a sua filha à beira da morte, toma algumas atitudes que são cruciais para a obtenção de sua vitória.
Estamos agora diante da terceira atitude de Jairo. Lembrando que, primeiramente, ele foi até Jesus pessoalmente, segundo prostrou-se aos seus pés em sinal de humilhação, reverência, adoração e reconhecimento da grandeza do Messias e agora, em terceiro, “rogou-lhe muito”.
O pedido deste apreensivo homem não era uma simples solicitação, mas o evangelista Marcos ressaltou que ele rogou e muito. Rogar, significa, pedir de maneira humilde e com intensidade. Tem o mesmo sentido de implorar, pedir com empenho e insistência. Mas o que ele pedia com tamanha perseverança? Simplesmente, que Jesus entrasse em sua casa, onde se encontrava instalado o seu problema.
Às vezes não compreendemos as razões pelas quais muitas coisas acontecem repentinamente, mas Deus sempre sabe o que faz (João 13.7). Em muitas ocasiões Ele abre a ferida para tratar a alma e nos aproximar dele.
            Jairo havia se desprendido de todo o seu fervor ao judaísmo e pediu Aquele que, certamente, poderia acalmar a tempestade de seu coração.
Este é um precioso ensinamento, pois vivemos num mundo onde muitos, em suas orações, pedem inúmeras bênçãos ao Senhor, porém não são persistentes em seus propósitos. No ministério de Cristo, Ele falou da importância de perseverarmos em oração e jamais desfalecermos:

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer [...]”. (Lucas 18.1)

            Nesta ocasião, Ele falava sobre a parábola da viúva que rogava constantemente para que o juiz de sua cidade fizesse justiça contra o seu adversário, por fim, mediante a sua perseverança, o seu pedido, finalmente, foi atendido.
            O Salvador espera de nós a mesma atitude.
            Ao escrever aos crentes em Roma, o apóstolo Paulo, asseverou dizendo:

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. (Romanos 12.12) Grifo nosso

Pr. Daniel Aguiar
Cabo Frio, 10.12.18


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...