Longe
do contexto histórico dos concílios, onde este assunto esteve exclusivamente em
pauta, desejo me ater apenas ao que tange diretamente às Escrituras
Apesar
de a palavra trindade não ser
encontrada na Bíblia a sua manifestação é constante em cada página. Assim como
a palavra Deus não aparece no livro
de Ester, todavia encontramos a sua ação em todo o seu contexto.
A palavra
trindade apareceu pela primeira vez
com um dos pais da igreja chamado Tertuliano. Este singelo homem inaugurou o
termo trindade, nos séculos II e III, para designar um Deus uno e triuno.
A partir
daí podemos traçar um panorama bíblico baseado na seguinte indagação: Por que crer na
Trindade?
1 – Deste o inicio das
Escrituras Sagradas ela é manifestada. No livro do Gênesis encontramos a Trindade em evidência:
“Façamos
o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (1.26)
Observe que no primeiro versículo Deus não disse: “Farei” sim “façamos”. Aqui o plural é apresentado, o que indica uma ação conjunta do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo na confecção do homem.
Vale lembrar que a primeira palavra hebraica nas Escrituras para Deus é Elohin (Gênesis 1.26) e esta se encontra no plural, indicando a pluralidade das pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) na
unidade do ser (Deus).
Após a queda a mesma pluralidade se manifesta mais uma vez na unidade:
“Então
disse o Senhor Deus: Agora o homem se tornou como um de nós” (3.22)
Deus não disse que o homem se tornou como "Eu", mas “como um de nós” - Por mais uma ocasião a Trindade é manifestada.
Ao decidir confundir as línguas, derrubando a Torre
de Babel, mais uma vez encontramos a Sua ação:
“Eia, desçamos e confundamos
ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gênesis 11.7).
2 – Na Era dos Reis muitos profetas foram levantados por Jeová, dentre eles o sacerdote Isaías,
filho de Amós. No momento do seu chamamento profético ele registrou no capítulo 6, versículo 3 o cântico dos serafins:
“E
clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos;
toda terra está cheia da sua glória.“
Observe o tríplice cântico
destes seres angelicais representando a santidade da trindade divina.
Contextualizando eles estariam dizendo:
“Santo Pai, Santo Filho, Santo Espírito Santo.”
Contextualizando eles estariam dizendo:
“Santo Pai, Santo Filho, Santo Espírito Santo.”
3 – Há alguns
estudiosos que afirmam que, se nós cristãos crermos na trindade, automaticamente deixamos de ser
monoteístas (crença num único deus) e nos tornamos politeístas (crença em
vários deuses). O problema está claramente evidenciado no modo como eles querem enxergar esta
doutrina, não em sua verdadeira composição.
Primeiramente precisamos
compreender que Deus é Triuno – São três em
um como na matemática:
1x1x1=1 (monoteísmo) e não 1+1+1=3 (Politeísmo)
1x1x1=1 (monoteísmo) e não 1+1+1=3 (Politeísmo)
4 – Na dispensação da Graça temos
algumas apresentações da trindade:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1.1)
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1.1)
Este princípio que João registrou é o abordado anteriormente no “Façamos” do Gênesis. O Cristo, no princípio, "era Deus".
“Eu
e o Pai somos um.” (João 10.30)
A unidade que há no Pai e no Filho.
“Quem vê a mim, vê Aquele que me enviou.” (João 12.45)
Cristo é a representação do próprio Deus.
“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.” (João 14.7)
Ambos possuem a mesma essência. Quem conhece um, conhece outro.
“...Quem me vê a mim vê o Pai..”. (João 14.10)
Cristo também é o próprio Pai.
“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. ” (I João 5.7)
O Pai, a Palavra (Cristo o verbo de João 1.1) e o Espirito Santo são um em Deus (totalidade dos três)
“E três são os que
testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam
num.” (I João 5.8)
São três elementos fundidos em um.
Quando Cristo prometeu a vinda do Espírito
Santo ele disse que enviaria o Consolador
(João 14.16,17). A palavra grega para Consolador é Paracletos (παράκλητος), o que diz
respeito a alguém que é como o Cristo, com o seu mesmo poder e glória. Na
verdade trata-se do próprio Deus.
Quando afirmamos que Deus está entre nós, ele
realmente está na pessoa do Espirito Santo que habita em nós, seu tempo (Atos
17.6). Trata-se do verdadeiro Emmanuel prometido, o Deus no homem.
O batismo de Jesus Cristo foi o único evento registrado onde
a Trindade se manifestou numa mesma ocasião: O Pai no céu falando sobre o Filho, o Espirito Santo sobre Ele como
pomba e o Filho nas águas do Jordão. Observe que a imagem não estava na horizontal,
sim na vertical (Mateus 3.16,17).
Cristo ao enviar a sua igreja ao campo ordenou que fizéssemos discípulos e
batizássemos em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (Mateus 28.19).
A Bênção Apostólica é pronunciada em nome
da trindade:
“A graça do Senhor Jesus
Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.
Amém.”
5 – O Pai, o Filho e o Espírito Santo compõem Deus e não forma deuses.
O Pai é Deus: João 6:27 / I Pedro 1:2
O Filho é Deus: João 1:1 / Colossenses 2:9
O Espírito Santo é Deus: Atos dos Apóstolos 5:3-4 /
I Coríntios 3:16
Cada um tem sua função específica:
O Pai é a fonte completa
O Filho é o agente
O Espírito Santo é o meio
DEUS É A COMPOSIÇÃO DOS TRÊS
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