sábado, 26 de novembro de 2016

Como Judas Iscariotes morreu?

        A Bíblia possui algumas aparentes discordâncias, dentre elas, o tema deste artigo.
            Vez ou outra alguém me pergunta sobre o episódio final da vida de Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Cristo, cujo nome significa filho de Queriote ou  natural de Queriote. No ministério de Cristo, mesmo aparecendo por último na listagem dos apóstolos, possuía um cargo de destaque – era tesoureiro do ministério de Jesus. O evangelista João fundamenta tal ofício e ressalta a índole má de Judas (João 12.4-6).
            Seu apego ao dinheiro o levou a cometer o pior ato de sua vida, vender Cristo para os romanos por trinta moedas de prata. Após realizar tal ato ele volta arrependido aos príncipes dos sacerdotes e anciãos visando corrigir seu erro, mas estes não se importaram com o traidor. Em Mateus 27.5b diz que após todo esse contexto ele:

“retirou-se e foi se enforcar”

            Outro texto que retrata seus últimos momentos foi escrito por Lucas em Atos 1.18:

“e precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”

Na verdade não há contrariedade entre as duas referências, sim uma complementação. Há quem negue a morte dele por enforcamento, alegando que  o fato dele ter “ido se enforcar” não quer dizer que ele tenha de fato se enforcado.
A maioria dos estudiosos defendem a ideia de que ele realmente tenha se retirado para se enforcar, porém o lugar escolhido era pedregoso e cheio de oscilação. Acredita-se que ao se enforcar (Mateus 27.5b) a corda ou o galho tenha se partido e ele despencou, tendo como resultado, o seu corpo se rompido e as suas entranhas se espalhado, conforme a versão do médico Lucas (Atos 1.18).
A maioria se apega aos escritos de Mateus, pois ele era discípulo de Cristo e escreveu diretamente para os judeus. Lucas era um médico grego que seguiu os apóstolos e foi diretamente discipulado pelo apóstolo Paulo. Por esta razão ele se preocupa em fazer uma "autópsia" histórica do corpo de Judas através dos relatos dos discípulos. Levando em consideração que ele não se encontrava presente e sequer viveu no mesmo período que Judas se suicidou.

Paz!

Cabo Frio/RJ, 26.11.16

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...