sábado, 2 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DE ESTARMOS NA CASA DE DEUS



“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”.
(Salmo 122.1)

Este é mais um dos salmos escrito pelo rei Davi.
É do conhecimento dos leitores que o livro dos Salmos é uma coletânea de louvores entoados pelos judeus em suas festas anuais. Diante disso é correto dizer que temos dentro da Bíblia um hinário com 150 louvores inspirados por Deus.
                73 desses salmos são atribuídos ao rei Davi, dentre eles o famoso Salmo 23, onde sua experiência no campo como pastor serviu para representar o cuidado de Deus com o seu povo.
                Agora falando sobre ir à Casa de Deus o Salmo 122.1 se destaca.
                Como um desses cânticos visa tributar Ao Senhor toda honra e glória devida ao seu nome.
É certo de que louvores não surgem por acaso, mas são frutos de uma grande experiência que os salvos vivenciam com O Senhor.
                O hino 126 da Harpa Cristã deixa isso evidente quando diz que “Os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação”. Trata-se de uma verdade inegável, pois nesses momentos o crente sente O Senhor mais perto.
                Davi evidenciou isso ao compor o Salmo 122.1.
                Segundo grande parte dos estudiosos da Bíblia Sagrada, o grande rei escreveu estes versos em meio a uma grande adversidade.
                Tal episódio teve início quando o rei no seu palácio (enquanto o povo estava na guerra) olhou para Bate-seba, cobiçou e a tomou para si e a engravidou (II Samuel 11.1-5). Este pecado foi tão terrível no capítulo seguinte (II Samuel 12) o rei foi repreendido pelo profeta Natã que, através de uma parábola, fez o rei se deparar com seu grande erro, de modo que Davi (sem saber que se tratava dele) com ira exclamou: “Vive O Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso” (II Samuel 12.5).
                Como todo pecado tem suas consequências à criança estava sendo gerada.
A escritura nos afirma que a criança “adoeceu gravemente” e o rei Davi “buscou a Deus pela criança”, todavia “no sétimo dia a criança morreu” (II Samuel 12.15-19).
                Após isso Davi se recolhe de seu jejum, muda o semblante e suas vestes e se dirige a Casa de Deus a fim de adorá-lo (II Samuel 12.20).
                O segredo é que antes de Davi ir para o templo, diz a tradição que o profeta Natã vendo o monarca naquela ignomínia (vergonha profunda) se achega a ele e sussurra a seguinte frase: “Vamos à Casa do Senhor”. Este foi o divisor de águas na vida do abatido rei. Ele poderia ter os maiores conselheiros em seu reino, no entanto nenhuma frase o levantou naquele momento do que o convite para adorar ao Senhor.
                O que aprendemos nessa lição é que a Casa de Deus não e um local de religiosidade, mas um lugar de adorá-lo. É verdade que estarmos acostumados com ela, entretanto deve ser um lugar onde devemos nos despir de toda vaidade, de todo nosso eu e dizer que Ele é Deus (João 3.30).
                Davi adorou ao Senhor após uma grande perda. Precisamos adorá-lo continuamente, não somente quando ele nos dá o que queremos, mas quando a vontade dele é contrária a nossa (Mateus 26.39).
                Tem um louvor na atualidade (2016) que muito fala sobre isso:

“Se Deus fizer, Ele é Deus. Se não fizer, Ele é Deus. Se a porta abrir, Ele é Deus. Mas se fechar, continua sendo Deus.  Se a doença vier, Ele é Deus. Se curado eu for, Ele é Deus. Se tudo der certo, Ele é Deus. Mas se não der, continua sendo Deus”.
               
Ele é e sempre será Deus em todas as circunstâncias de nossa vida. O Apóstolo Paulo evidenciou esta verdade em Romanos 8.35.
Tome isso como lição para sua vida. Adore A Deus independente da situação. Não se enclausure e pare de caminhar, mas levante a cabeça e vá para Casa de Deus render-lhe glórias.
Davi foi triste, mas voltou alegre. Estava abatido, mas voltou revigorado. Esse é o papel da igreja de Cristo.
O mesmo rei registrou isso em dois momentos:

“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”. (Salmo 23.6)

“Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu  templo  (Salmo 27.4).
                 Que O Bondoso Deus te abençoe hoje e sempre!

Paz!
Cabo Frio, 02l07l2016

2 comentários:

Unknown disse...

A Casa de Deus é o lugar onde eu quero sempre estar, pois nela podemos adorar a Deus e reunirmo-nos em santa comunhão!

Unknown disse...

Como o nosso Deus é lindo! !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...