sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Conhecendo os benefícios das nossas tribulações




 "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente". (II Coríntios 4.17)
    
É comum ouvimos falar que “Após uma grande luta há sempre uma grande vitória”“A tribulação é prenúncio de uma grande bênção”... Realmente são verdades espirituais que somente que já vivenciou sabe do que se trata. 
Parece cômico, mas segundo as Palavras do Apóstolo Paulo aprendemos que nossas tribulações possuem seus benefícios que, invisivelmente, ou até imperceptivelmente, acontecem ao nosso redor.               
Todavia quero te dizer que a tribulação que você enfrenta não vem para te abater, desesperar ou até mesmo afligir. Ela possui uma missão muito importante em nossas vidas que é a de produzir alguma coisa em nós, preparar algo de grandioso adiante que nos deixará tão felizes, de modo que tudo de difícil que passamos fica para trás, como uma mãe que sente as dores de parto, mas a esquece quando o choro é ecoado e a Bênção chega a suas mãos.
A sua tribulação produz algo muito rico!
Mas o que vem a ser este algo?

1 – Um PESO (v.17b)

Isso mesmo! A sua tribulação produz um peso, algo muito forte e perceptível. O oposto de tudo que você vivenciou até hoje em suas lutas.
Lembra que a sua tribulação era leve? Algo que é leve você carrega sozinho não necessitando de ajuda, pois não lhe sobrecarrega. No entanto esta tribulação leve produziu algo para você no mundo espiritual.
Aquilo que era leve, e mesmo assim você achava pesado, produziu um peso para você, um peso de honra e glória mui excelente, ou seja, acima de toda comparação.
Agora eu te convido a raciocinar sobre isso. A sua tribulação era leve, você suportou e a suportará sozinho, pois as lutas Deus nos permite passar acontecem devido a nossa estrutura:

“Porquanto Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó”. (Salmo 103.14)

“E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. (I Coríntios 10.13)

            Percebeu como O Senhor tem um carinho especial por nós e por isso vela pela nossa alma.
           O apóstolo Paulo, nesta ocasião, enfrentava as maiores adversidades da sua vida. A sua tribulação era grande, no entanto a sua expectativa estava no peso de glória, na honra que Deus lhe enviaria. Tratava-se de algo espiritual além das glórias que receberemos aqui. Paulo aspirava com muita segurança a glória do povir que em breve nós, a igreja de Cristo receberemos pelas tribulações que enfrentamos.
            A vitória de Deus para a sua vida tem um peso, ou seja, você não carrega mais sozinho, mas precisará compartilhar com pessoas aquilo que o Pai te confiou.
Maravilhas! 

             2 – Um peso ETERNO (v.17b)

            Outro fator muito importante que o apóstolo fez questão de compartilhar ao falar sobre o que a tribulação produz na vida do crente.
Como foi visto anteriormente toda as nossas intempéries são leves em contraste com a vitória que possui um peso acima de toda comparação.
 Só que neste contexto existem coisas mais profundas que Paulo vivenciou, orientou a igreja em Corinto e deixou como legado para nós.
A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso ETERNO.
Observe que a palavra em destaque é um complementação dos benefícios do Pai para seus filhos, e ela vem acompanhada de uma revelação muito importante para o nosso viver cristão.
O que fica evidente é o contraste entre a tribulação e o que ela produz. A tribulação por sua vez é momentânea, ou seja, tem um tempo determinado para acabar, porém o que ela produz para a vida dos servos do Senhor é uma vitória que não segue a mesma característica, mas pelo contrário é eterna, ou seja, durará para sempre, enquanto vivermos.
Louvado seja Deus!
Jesus está te dizendo que toda luta tem prazo de validade, mas as vitórias, resultantes dela são eternas – Não tem fim.
Aonde formos a vitória de anos atrás nos acompanhará.
O que Cristo fez em nossas vidas não cai no esquecimento, mas permanece como legado que edificará a fé de muitas pessoas, pois o que ele realiza em nós nunca é esquecido. Somos gratos a Ele por sua fidelidade.
Já vi pessoas na casa dos oitenta testemunhando vitórias de quando ainda eram jovens (e ainda são Isaías 40.31). Sabe por que isso? São gratos ao Pai por tudo o que ele fez, e por mais que andemos de joelhos por toda a nossa vida, ainda não é nada pelo que ele por nós fez, faz e continuará fazendo:

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmo 116.12)

             3 - Peso eterno de GLÓRIA (v.17b)

            Paulo finaliza com chave de ouro todo o seu discurso sobre as nossas adversidades. Além de afirmar com propriedade que todas elas produzem para nós um peso eterno, ele ainda ressalta que o final de toda esta história será de glória.
            Mas o que vem a ser essa glória?
Bom no contexto histórico pode-se entender que se trata de uma recompensa, um motivo de orgulho, uma exaltação para uma pessoa que triunfou sobre algo ou realizou feitos heroicos. Por esta razão suas qualidades e grandes obras são exaltadas grandiosamente à vista de todos.
O que Deus está falando através das palavras do apóstolo é que há um dia de glória reservado para cada um de nós. As dificuldades na arena, na pista de corrida ou até mesmo no mar serão recompensado quando vencermos pela fé e subirmos no pódio para recebermos as glórias por nossos feitos.
Quando este dia chega, todas as dificuldades ficam para trás e olhamos apenas para o nosso prêmio como bem registrou o apóstolo.  

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". (Romanos 8.18). 

É certo que o pai das missões fazia alusão a recompensa dos salvos no céu ante as dificuldades da igreja no primeiro século, entretanto tal certeza pode ser aplicada também em nossos corações, pois enquanto aqui estivermos não lutaremos em vão, mas na certeza do que já está garantido para cada um de nós: 

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. (I Coríntios 9.24-27)

 Os dias de glória que teremos aqui nos fará reconhecido pelos nossos feitos. Não que a honra seja nossa, mas o nosso testemunho de vida seguido de inúmeras vitórias se transformará numa mensagem viva, onde as pessoas nos olharão como pessoas honradas, vencedoras e triunfantes que receberam méritos pelos feitos em momentos de dificuldades, pois não olhamos para elas, sim para o prêmio e a glória que lhe acompanha:

"...prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.  (Filipenses 3.14)

Paz!

3 comentários:

Daiana Melo disse...

Palavra abençoada, Pastor. Que o Senhor continue usando a sua vida para anunciar a palavra de Deus àqueles que necessitam. Fique na Paz!

Jaime disse...

paz do Senhor aqui é o MISS Jaime belem do PA concordo na parte q vc fala dos corinhos de fogo
mais.
mais eu vejo dentro dessas tuas palavras q vc não cree no misterio do espirito santo
Atos 2: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo,13 E outros, zombavam, dizendo: Estão cheios de mosto.
14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus, e todos os que habitam em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
sabe qual é o pecado q não tem perdão ? blasfema contra o ospirito santo

Anônimo disse...

Pr. Daniel Aguiar, sábias palavras e confortantes nos tempos de crise.
Precisamos dessas altitudes para vencermos nossas adversidades.
Deus prospere seu ministério grandissimamente.
Shalom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...