terça-feira, 29 de setembro de 2015

Qualidades de Davi que precisam estar em nós

          Há cerca de 40 anos o povo se afastara muito de Deus. Eli e seus 2 filhos haviam morrido e Samuel já era velho. No auge da sua carreira Samuel nomeou seus filhos como juízes, o que foi um grande erro (I Sm 8.1-3). O povo estava agora desiludido, desacreditado e os anciãos se reuniam na cúpula em Ramá (8 km de Jerusalém) solicitando um rei para se igualar ao sistema monárquico das nações vizinhas (I Sm 8.5). Samuel obedeceu a voz do povo por ordem divina (I Sm 8.7-9) e Saul fora escolhido. Este era alto, moreno e belo, com cerca de 40 anos. Gozava de boa aparência para Israel. A princípio se portava com humildade e valentia - Era homem certo para os israelitas, mas com o tempo mostrou-se sensível, irritadiço, depressivo e assassino.
          Davi nasceu 10 anos depois, ocasião em que o povo já estava longe de Deus.
          O que fazer quando o rei não anda com Deus?
          O mais interessante é que O Deus não abandona o seu povo e intervém em algumas questões. Em I Sm 13.13,14 Deus procura um homem. Davi não possuía as características estéticas deste homem (I Co 1.26-29), mas Deus provou que Ele não atenta para o exterior, sim para o coração.
          Vejamos algumas características que Davi possuía e que devemos adquirir para alcançarmos os propósitos divinos:
 
1º – Humildade: Vem do grego tapeino phosyne, que significa atitude mental de inferioridade, aquilo que contraria ao orgulho. É a Graça divina desenvolvida no ser humano em reconhecer o senhor.
          No hebraico é Anawa que tem o sentido de ser afligido, sugerindo que a humildade de espírito é resultado da aflição. Trata-se do primeiro passo para o verdadeiro avivamento.
          Deus viu em Davi esta qualidade, uma qualidade de servo (Sl 78.70). É certo que a pessoa humilde faz o que lhe é ordenado, respeitando e servindo em silêncio.
          Davi não se importava em receber as glórias, mas glorificar cada vez mais o seu senhor. Enquanto seus irmãos estavam no exército, Davi cuidava das ovelhas demonstrando ter um coração humilde.
 
2º – Integridade: Vem do hebraico tumma/ thamam significando Inteireza, simplicidade, honestidade força.
          Ser integro é ser completo, perfeito, reto, exato, segundo o minidicionário Aurélio.
          Segundo o Dicionário Bíblico Wilcliffe  tem o sentido de “Eticamente correto”.
          Deus procura servos sinceros com integridade. Para o mundo basta causarmos boa impressão, para Deus não, pois o interior vale muito mais. São coisas que levam mais tempo para cultivar.
 
3º – Espiritualidade: Trata-se do “Ato de regenerar o pegado para alcançar a verdadeira espiritualidade (Jo 6.63), dando-lhe entendimento espiritual (Cl 1.19) e vocabulário espiritual (I Co 2.12,13)”.
          Alguém segundo o coração de Deus, cuja vida esteja em harmonia como ele. A pessoa sensível às coisas de Deus é a que Ele está à procura - Pessoas com o coração comparado com o dele.
          O homem espiritual é aquele que atinge a maturidade (Gl 1.6). Em contrapartida o carnal é imaturo e infantil espiritualmente falando.
          Ser espiritual é andar no espírito, possuir seu poder e seus dons que são os sinais da verdadeira espiritualidade.
          Que possamos aprender com Davi e seguir os seus ensinamentos para que sejamos o homem a quem Deus procura (Salmo 89.20) e sermos segundo o seu coração (Atos 13.22).
          Paz!
                                                                                                                 Cabo Frio, 29.09.15

Um comentário:

Daiana Melo disse...

Palavra abençoada, Pastor. Que o Senhor continue usando a sua vida para anunciar a palavra de Deus àqueles que necessitam. Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...