sexta-feira, 16 de julho de 2010

O DEUS QUE RESGATA O SEU POVO

“Mas agora, assim diz O Senhor que te criou, ó Jacó e te formou, ó Israel: Não temas porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu”. (Is 43.1)

Deus é um ser supremo. Quanto mais estudamos ao seu respeito pouco sabemos pela imensidão do seu poder.
Como um Deus verdadeiro e amoroso ele tem lutado em prol da vida do seu povo. Mesmo diante das intempéries da vida, ele nos faz ascender de sobre vale e nos conduz a um lugar lindo de esplendor, honras e vitórias.
No texto acima citado encontramos uma fase crítica no meio do seu povo, mas o eterno inicia um novo processo mostrando a eles que, mesmo quando tudo parece perdido, há uma esperança para os que confiam em Deus.
Isaías é chamado para profetizar, ou seja, transmitir essa mensagem ao povo e ele inicia da seguinte maneira:
“Mas agora, assim diz O Senhor” – Quem toma a propriedade da palavra não é o profeta, tampouco o rei ou uma autoridade política ou eclesiástica, quem vai falar agora é O Senhor. Observe o artigo definido O não é o artigo indefinido UM, mas O Senhor. Trata-se de alguém bem definido e uma autoridade superior a todas constituídas por homens, aquele que quando fala a terra se cala para ouvir sua voz. Este termo é originado de Yavé, ou Jeová, que quer dizer: Ele é... ou O Senhor é...
Resumindo: Trata-se de Jeová o Deus Todo Poderoso falando.

“Que te criou o Jacó e te formou ó Israel...” Deus está se apresentando como alguém que nos conhece muito bem, pois nos criou (fez) e formou (deu forma, sentido).
Deus nos conhece por cada detalhe e sabe de todas as nossas necessidades. Tudo o que precisamos, antes de orar, ele já sabe. Tudo isso mostra que o nosso Deus não está distante de nós, mas ao nosso lado para nos fornecer os meios necessários para vivermos e estarmos em sua presença.

“Não temas porque eu te remi” Remir vem do vernáculo remissão que quer dizer resgate, libertar, pagar um alto preço... Antes de aceitarmos a Cristo não valíamos nada e estávamos entregues a perdição e destruição. Muitos olhavam para nós e decretavam nossa derrota que já estava visivelmente manifestada, mas Deus, nosso Pai, olhou para nós e nos remiu, pagou um preço, fez um resgate, nos libertou das garras de satanás por intermédio de uma coisa – O sangue de Jesus Cristo seu filho (I Jo 1.7).

“Chamei-te pelo teu nome, tu és meu” Para satanás seus servos são chamados de cavalos e toda sorte de títulos que denigrem a imagem do homem, mas Deus nos conhece e nos chama por nosso nome assim como faz com as estrelas (Sl 147.4).
Antes pertencíamos ao sistema desse mundo dominado pelo diabo. O mesmo dava as cartas e nos lançou no fundo do poço. Quando estávamos lá desesperados, achando que era o nosso fim, pois o inimigo nos desesperava dizendo que pertencíamos a ele, o Santo de Israel entra em cena e brada com autoridade:
- satanás! NESSE AÍ VOCÊ NÃO TOCA
- Por que Senhor?
- ELE É MEU!!!

Aleluia!
Que maravilhosa obra de redenção!
Esse é o nosso Deus que entra em cena quando todas as expectativas se vão, mas para nós que tememos o Nome do Senhor nascerá o sol da Justiça (Ml 4.2).

Deus vos abençoe!

Atenciosamente:

Pr. Daniel Aguiar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...