quinta-feira, 5 de março de 2015

Por que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão?


Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. (Mateus 12.31,32)

 
           O pecado contra o Espírito Santo é um dos assuntos mais curiosos Bíblia Sagrada, constituindo um mistério para muitos. Principalmente a busca por esse significado tem desenvolvido as mais variadas respostas para tal torpêndia.
          Trata-se do único pecado que não pode ser perdoado. Uma condenação definitiva ao inferno para a pessoa que o pratica.
          Mas o que é o Blasfemar contra o Espírito Santo?
         Não me aterei a uma única resposta, mas apresentarei de forma eclética, as possíveis respostas para tal indagação.
          Muitos afirmam ser palavras grosseiras e maldizentes o que ofende diretamente à sua santidade. Tal fato pode ser verificado na vida de Cristo quando o mesmo foi acusado de expulsar demônios em nome de Belzebu (Mateus 12.26). Outros alegam o suicídio como significado, alguns tendem para o ateísmo, a negação à Deus e ao seu propósito de salvação... Muitas são as especulações sobre o tema.
           Entretanto a pergunta ainda permanece: Por que tal pecado não tem perdão nem aqui nem no povir?
           Por que tal pessoa não tem condições de se arrepender e condena a sua alma ao inferno?
           A resposta é simples. Quando se ofende alguém esta por sua vez se retira do local onde foi ofendido e não deseja mais voltar.
           Quando a pessoa blasfema contra o Consolador, automaticamente está o expulsando de sua vida, templo e morada dele (I Coríntios 3.16). Caso não tenhamos a presença do Espírito Santo, consequentemente outro fará morada na vida dessa pessoa.
           A partir daí fica mais fácil entender tal situação, pois se o Espírito Santo é o único que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.7-11) e ele, por sua vez, se afasta do pecador, quem o convencerá de tudo isso?
           Somente Ele tem o poder de fazer o pecador se arrepender e sem ele tal pessoa se encontrará envolvida e dominada pelo pecado, cujo salário já está determinado (Romanos 6.23).
           Toda amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia devem ser eliminadas de nós como também toda maldade (Efésios 3.31) para termos uma vida reta em comunhão com ele.
           Fica claro para todos nós o quanto devemos tomar cuidado para não entristecer Aquele que Cristo enviou para nos convencer, consolar, revelar seus mistérios e levar para o céu.
           Mantenhamos firme a nossa confissão, retenhamos firma a nossa fé para que cheguemos ao céu que Jesus nos prometeu (João 14.3 / I Tessalonicenses 4.17).
 
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4.30)
 
Cabo Frio, 05/03/2015

Um comentário:

Letícia Souza, Japeri disse...

Confesso que há muito tempo queria saber sobre esse tema. Já ouvi várias explicações, mas não sabia o quão simples era a resposta.
Obrigado por me sanar essa dúvida.
Que o pai celestial te abençoe em sua caminhada.
Fica na Paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...