domingo, 9 de março de 2014

Os Bastidores da vida de Bartimeu



A vida deste homem era tão difícil que podemos destacar alguns pontos que o texto de Lucas 18.35 nos transmite:

1 – Ele era cego. Essa é a primeira verdade que o designa, contudo o que deve ser destacado é que o problema de Bartimeu não tinha solução. Se num mundo avançado que vivemos a cegueira ainda é um grande desafio para a medicina, imagine isso há 2000 anos. Então podemos destacar seu primeiro conflito – Um Problema que não tinha solução.

2 – Ficava á beira do caminho: “... estava um cego junto do caminho mendigando” (Lc 18.35). Bartimeu usou uma boa estratégia para adquirir algumas moedas para sua sobrevivência, pois ficou à beira do caminho. Quem fica à beira do caminho, fica mais precisamente na porta de entrada da cidade, então ele ficava num lugar onde todos o podiam ver e ele teria mais chances de esmolar.
Estar à beira do caminho implica em muitas coisas, dentre elas o fato de não está no seio da sociedade. Bartimeu era um verdadeiro marginal, ou seja, aquele que vive à margem da sociedade é aquele que todos conhecem, entretanto repudiam.
A partir daí destacamos o segundo conflito – Todos conheciam o seu problema.

3 – Pedia esmolas a todos os que passavam ali: “... mendigando” (v 35). Na sociedade do século XXI temos muitos recursos que possibilitam um cego de se inserir no mercado de trabalho, dentre elas a Inclusão Social, que são um conjunto de leis que beneficiam o portador de necessidades especiais dando acesso a ele em vários setores da sociedade. Temos também a leitura em Braile que possibilitam o cego a ler.
Na sociedade judaica a única alternativa que restara a ele foi a de praticar a mendicância, viver como um verdadeiro necessitado, dependente, sujo, Vivendo de restos para tirar seu próprio sustento. Seu único patrimônio era uma capa que o caracterizava e protegia do calor do dia e do frio da noite.
Destacamos então seu terceiro conflito – Ele só pedia.

4 – Devido ao peso que a tradição impunha sobre ele, colocando-o na condição de amaldiçoado e assim também se tornaria todos que tivessem contato com ele entendemos que ele vivia uma vida a só. Vivia seus conflitos sem ter um amigo para desabafar. Não tinha ninguém para lhe dar um abraço nas horas difíceis.
Quando queria sair de seu lugar de costume para outro, tinha que gritar “Imundo, Imundo!” para que quem tivesse a frente dele saísse o mais rápido possível para não fossem contaminados (Nm 19.22). Caso alguém tocasse num imundo teria que passar por um processo de purificação (Lv 15.19, 21).
A partir daí entendemos seu quarto conflito – Ele era um homem solitário.

5 – Como ele era proibido de contactar com os habitantes de sua cidade, pois era imundo e ficava do lado de fora, excluído da vida social, religiosa, não podendo ir a Jerusalém para comemorar a Páscoa entendemos seu quinto conflito – Ele era excluído.
Esses eram os bastidores da vida de Bartimeu.
Se algum pintor se aventurasse a pintar sobre a tela a figura desse homem teríamos um espectro de tristeza, solidão, exclusão e miserabilidade absoluta.

 Aplicação Pessoal

Talvez você, caro leitor, ao se deparar com essas verdades, que talvez você não sabia, deve está se perguntado: “Meu Deus, essa é a minha história!”.
Você que tem enfrentado um grande processo em sua vida, família, ministério... Um problema que tem te entristecido e colocado para baixo a ponto de se encontrar nas mesmas condições de Bartimeu – Sem expectativas e esperança de enxergar uma saída.
Quem sabe a sua vida esteja como a desse homem:
Tens um problema insolúvel – Às vezes os médicos já te deram um diagnóstico final dizendo que não existe mais possibilidade de cura; O juiz disse que a causa está perdida; os seus vizinhos dizem que seu lar jamais será restituído ou já colocaram um ponto final na sua história.
Tens estado à beira do caminho – Quando a sua vida não era marcada por essa fase, você se encontrava rodeado de amigos, colegas, admiradores, parentes, irmãos da igreja... mas quando os problemas vieram os mesmos foram te deixando de lado, pois “ninguém” quer ficar com alguém que não está numa boa condição social. As pessoas excluem e isso é terrível para quem sofre.
Parece que você não existe. As vezes estás no meio de uma grande multidão, mesmo assim passas despercebida, então você mesmo se afasta e vive a sua vida à beira do caminho vendo todos passarem, indo e voltado e te ignorando.
Você só pede – No momento de aflição você retoma a atitude de Bartimeu, a de pedir. Agora qual o motivo de só pedirmos? Simples, pois não temos nada para oferecer. Estamos na dependência de Deus e das pessoas.
Talvez você é aquele irmão que só pede ajuda, oração. Ninguém quer ficar perto de você, pois sabe que você precisa e vai pedir. Tem até um jargão dito pelos evangélicos que designam alguns como o crente seis ora, que é aquele irmão que chega para o pastor, pregador, missionário... E sempre diz “Seis ora por mim!”.
Você já tentou de tudo e não transpôs essa barreira. Já entrou e saiu de campanha campanha e ainda não recebeu a vitória da primeira campanha que entrou. Este é o famoso crente campanha. Já tentou as sete voltas, os sete mergulhos, as 12 tribos, as 70 semanas, os 1000 anos e até agora nada. Ainda enfrentas o mesmo processo.
Uma vida solitária e excluída - Pelo fato de ser excluído e ninguém querer ficar perto de quem está no vento, vive uma vida solitária, afastada de tudo e de todos.
Existe uma frase que diz que “só sabe a quentura da panela a colher que mexe”. Só pode entender o que você passa quem já passou por provações como a sua. Todavia na maioria dos nossos conflitos temos que passar sozinho, andando e chorando (Sl 126.6), sem ter um amigo para conversar.
Segundo a antropologia, que é o estudo acerca do homem e seus hábitos na sociedade, o ser humano é um ser coletivo, ou seja, tem que estar em constante contato com outras pessoas e se relacionar com elas, caso isso não acontece ele viverá uma vida reclusa e desenvolverá alguns problemas psicológicos.
Um exemplo claro disso ocorre dentro das prisões, onde um determinado detento comete um ato proibido e, como punição, é enviado para a solitária. Ninguém gosta de estar numa solitária. Um lugar sujo, escuro, fétido sem nenhuma companhia além de ratos e baratas.
Este lugar se torna um terror para a pessoa. Ela está ali sozinha. Ninguém se preocupa com ela ou fala uma palavra. Sua mente fica conturbada e cauterizada. Ela acha que nunca vai sair Dalí. Chora, grita e implora, mas “ninguém” ouve. Parece que os céus estão serrados sobre ti e nada acotece (Mt 27.46)
Esse é o retrato daquele que está passando por um grande conflito. Os pensamentos ruins começam a visitar nossa mente. O sentimento de vazio, ou depressão como é denominada hoje, invade seu coração e tira de você todos os seus sonhos.
Diante de tudo isso, Deus manda te dizer que Basta!
Mesmo diante dos maiores perigos da sua vida e de todas as palavras contrárias a você, como servo de Deus sabes de uma coisa: a última palavra vem de Deus!
Ele mesmo diz em sua palavra:
“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedira” (Is 43.13).
Aleluias! Que promessa gloriosa temos!
Deixe o Espírito Santo entrar na sua vida agora. Peça para ele tirar todos esses sentimentos ruins que tem te afligido e levante a cabeça, pois acima de todos esses problemas está algo que vai confortar seu coração: Tu tens promessa de Deus.
Quem fez essa promessa foi Deus, então descanse, pois todo processo passa, mas a promessa não. Ele vai cumprir tudo em sua vida. Olha que ele te diz em sua Palavra:
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19)
“Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24.35)
“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Is 40.7)
Essas são Palavras de Deus das quais devemos tomar posse para enfrentarmos tudo, sabendo que no momento certo, Jesus vai chegar para operar um grande milagre em nossas vidas.

2 comentários:

Liciane Chagas disse...

Fui muito edificada através desta mensagem. Realmente é assim que nos sentimos diante das lutas.
O que não podemos perder é a certeza de que um dia Jesus irá nos chamar.

Anônimo disse...

obrigada Jesus por esta mensagem tão confortante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...