domingo, 21 de julho de 2013

POR QUE HOJE NÃO HÁ TANTOS MILAGRES COM ANTIGAMENTE?



Quem nunca ouviu, ou já fez esta pergunta?
Um certo dia estava conversando com um irmão sobre a situação das igrejas atuais. No meio da conversa ouvi ele dizer: “Parece que estamos vivendo numa outra dispensação, onde só nos resta lembranças de um tempo que se foi e não volta mais”. Ao ouvir isso fiquei muito preocupado, pois tudo o que ele disse possuía grande coerência se compararmos os tempos.
Antigamente os Batismos com o Espírito Santo eram frequentes e marca de cada culto, congresso, consagração... Almas eram salvas constantemente. Vidas possessas eram libertas e se tornavam verdadeiros servos de Cristo. Pecados eram revelados, pois Deus sempre usava seus profetas, os pastores possuíam amor pelas ovelhas e lutavam por elas, enfim, muita coisa mudou. Mas como era essa igreja. Há quem diga: “Mas a igreja antigamente era muito rígida”. Concordo com você plenamente. Sei que a grande maioria das lideranças eram pessoas humildes, sem o conhecimento teológico e secular, contudo em meio a toda essa “rigidez” eles prezavam a santidade da igreja.
Volto a pergunta tema desse artigo: “Por que hoje não há tantos milagres como antigamente?”.
Lamentavelmente a igreja escolheu caminhar pelas veredas das tendências, do secularismo, do mundanismo... afim de manter-se cheia de fiéis, e vazia de Deus. O Evangelho de Cristo não massageia egos, não agrada ao pecado e não se torna conivente com ele. O Evangelho genuíno prega e condena toda prática pecaminosa, afim de que os servos de Cristo vivam uma vida plena e desfrutem da sua graça (Cl 1.10).
A resposta para esta pergunta é simples. Deus, numa certa feita, falou com o juiz Josué: “Santificai-vos, pois amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
A questão é que a igreja trocou a Santificação por várias outras coisas, por isso as maravilhas não tem acontecido em nossos dias. Santificação é separação (Sl 1), conservação, diferenciação. Ou seja, estamos neste mundo, mas nos comportamos como santificados, pois o mundo não habita em nós (Jo 17).
O conceituado escritor assembleiano Antônio Gilberto disse certa vez que: “O navio pode estar dentro do mar, mas o mar jamais pode estar dentro do navio”. Percebam o poder dessa mensagem. Vivemos no mundo, mas o mundo não pode viver em nós.
Eis algumas Bênçãos de Deus para os que amam, vivem e tem a Santificação como prioridade

Mt 5.14 Vós sois a luz do mundo...
Jo 1.5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
I Jo 1.7 Se andarmos na luz, como ele na luz está temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado.
I Jo 2.9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.
Jo 8.12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Jo 12.35, 36 Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para q as trevas não vos apanhem; pois q anda nas trevas não sabe p/ onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz.
Rm 13.12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das armas da luz.
II Co 4. 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Ef 5.14 Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá.
Ef 5.8 Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor.
I Ts 5.5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
I Pe 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

O que a igreja deixou de priorizar foi a Santidade, pois viver em Santidade exige renúncia para tudo o que o mundo oferece, afim de que vivamos exclusivamente para Cristo.
Querido irmão se quisermos ver milagres em nosso tempo e ir para o céu, devemos priorizar a Santificação. Há um céu sendo pregado por aí que não é onde Deus está, pois para ir para o céu de Cristo tem que estar com as vestes limpas como diz a Bíblia:

Ap 3.4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, pqt são dignas.
Ec 9.8 Em todo o tempo sejam alvas as vossas vestes e nunca falte o óleo sobre a vossa cabeça.
Ap 7.9 Depois destas coisas olhei, eis uma grande multidão, q ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;
Ap 16.15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)
Ap 22.14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Que Deus em Cristo Jesus te abençoe e te desperte a cada dia ao retorno à Santidade.
Saúde e Paz!

Pr. Daniel Aguiar
C. Frio, 21  de julho de 2013

5 comentários:

Roberto disse...

A Paz do Senhor meu irmão.
Concordo com a exposição.
Apenas um adendo, no segundo parágrafo, logo no início, creio que a palavra correta seja "antigamente". A utilizada foi atualmente, porém se refere a outro contexto do citado no parágrafo.
Um abraço.

Carlos Henrique disse...

Quando a santidade é esquecida Deus, automaticamente,: se afasta do seu povo. Com isso os milagres também se afastam. Mas há um remanescente que se santifica e com isso Deus realiza seus milagres. O interessa te é que essas não quedem se promover em cima do dom, mas promover a glória de Deus. Parabéns Pastor! Deus te abencoe! Graça e paz!

Luana Vaz disse...

Realmente a igreja era rígida, contudo os líderes prezavam a santidade do rebanho por isso haviam muitos milagres. Se hoje isso não é comum, cabe a nós um momento de reflexão.

Raíssa de Souza Castro disse...

As pessoas perderam o foco. Santificação, louvores e mensagens sobre o tema estão desaparecidas de nossas igrejas. O que importa é o entrando. Fazer o que? Esse artigo me foi muito proveitoso.

Francielio Pittorra disse...

Essas coisas precisam voltar a ser ditas. A igreja está caindo em questão de Graça. Que o grande Deus nos desperte a cada dia para um grande compromisso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...