quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cuidado com determinadas mensagens!

No mundo hodierno vivemos um período, como já fora afirmado em um artigo anterior, marcado pelo sincretismo religioso amparado por uma série de idéias de origens disparatadas. Período este em que, quanto mais o "evangelho" cresce, mas e mais a Palavra decresce.
Para terem suas igrejas abarrotadas, os "líderes" de tais denominações utilizam termos mais brandos, palavras suaves, pregações que não atinjam o pecado. Pregam-se muito sobre bênçãos, todavia ocultam a verdade de que as mesmas são precedidas de provações (Rm 8.18). Enfim, não pregam uma transformação total de vida.
Jeremias, Profeta do Senhor, não poupou nem aliviou palavras em suas mensagens, contudo repreendeu severamente tais "profetas" que escondiam a verdade do povo: "Os teus profetas te anunciam visões falsas e absurdas e não manifestam a tua maldade, para restaurarem a tua sorte, mas te anunciaram visões de sentenças falsas, que te levaram para o cativeiro" (Lm 2.14). O pecado crescia ligeiramente em Judá, mas não era advertido. A verdade estava cada vez mais esconsa. A Bíblia afirma que é por meio do conhecimento da verdade que alcançamos a nossa libertação (Jo 8.36).
Paulo, instruindo seu filho na fé Timóteo, declarou-lhe que muitos não ouviram a mensagem verdadeira que ele pregaria, mas tendo comichões nos ouvidos, dariam atenção mais às fábulas do que a verdade (II Tm 4.4), e a conseqüência disso para Israel foi o cativeiro, opressão e dominação do inimigo.
Cristo Jesus não escondeu essa verdade acerca do que é segui-lo (Jô 16.33). Temos uma cruz para carregar (Mc 8.34) e não devemos deixar de pregar esta verdade aos nossos irmãos que estão "iniciando na fé".
Jeremias novamente indignado com a atitude dos pregadores que escondem a verdade e inspirado por Deus reforça tal protesto dizendo: "Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, quando não há Paz" (Jr 6.14; 8.11). Isso tem alguma semelhança com muitas igrejas atuais? A resposta é simples – Sim. Com a utilização da psicologia em muitos púlpitos, o povo tem sido manipulado por tais "pregadores e líderes", que raramente (ou nunca) pregam sobre a repreensão do Senhor, e a disciplina, que é o que nos diferencia do mundo (I Co 11.32).
Cuidado com tais discursos, pois nos afastam do sentido real da verdade e nos conduz a uma vida de instabilidade espiritual.
Para finalizar quero deixar dois conselhos práticos para a vida cristã:
- Amemos o cajado do nosso Bom Pastor!
- Cuidado com as mensagens fracas e enganosas!
Sigamos o conselho do sábio Salomão em Provérbios 15.32: "O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, contudo o que atende a repreensão adquire entendimento".
Que Deus ilumine mais e mais o vosso entendimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bem elaborado o texto!
Que Jesus continue te abençoando pois abriu bem os meus olhos.
realmente é uma realidade isso.
Fica com Deus.
Paz!

Ev. Marcio Lotsan disse...

Muito bom! Do jeito que os pregadores estão, além de mercenários são oportunistas. Só falam de almas, mas não as buscam. Deus te abençoe e continue postando mais artigos desse gênero. Paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...